Glossário  
Links  
Perguntas Freqüentes  


OIML - Organização Internacional de Metrologia Legal

Conferência Internacional de Metrologia Legal
Composta por representantes dos países membros, por países que se unem como observadores e por associações de instituições internacionais. Reúnem-se a cada 4 anos para definir a política geral e promover a implementação das diretrizes metrológicas da OIML.

Comitê Internacional de Metrologia Legal (CIML)
Se reúne anualmente para avaliar o progresso técnico e as operações administrativas da OIML.

Comitês e Subcomitês Técnicos
Responsáveis pela obtenção de consensos internacionais na comunidade de metrologia legal. Compostos por representantes dos países membros, de organizações internacionais técnicas e de normalização, associações de fabricantes e organismos reguladores regionais. Estabelecem diretrizes técnicas internacionais para o desempenho metrológico e avaliam os procedimentos de testes dos instrumentos de medição sujeitos a controles legais.

Bureau Internacional de Metrologia Legal (BIML)
Atua na coordenação das atividades técnicas e na preparação, impressão e distribuição das publicações da OIML.

Conselho de Desenvolvimento
Fórum para divulgação dos assuntos de desenvolvimento metrológico. Composto por representantes de diversos países, coordena as atividades para o desenvolvimento de sistemas metrológicos, treinamento, laboratórios e equipamentos.

Em 1991 a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) criou um sistema de certificação chamado Sistema de Certificado OIML, com a finalidade de facilitar a atividade dos serviços de metrologia legal e de aprovar os instrumentos de medição de acordo com as prescrições OIML.

O Brasil participa deste programa de reconhecimento internacional. Este sistema possibilita que qualquer fabricante de um instrumento de medição, associado à metrologia legal, possa solicitar um certificado OIML a um país membro que faça parte do sistema (no caso do Brasil, ao INMETRO).

Os ensaios são realizados de acordo com as Recomendações da OIML em laboratórios designados pela autoridade emissora do certificado. Esses laboratórios devem satisfazer aos requisitos da ISO/IEC 17025 e outros documentos apropriados.

O certificado deve ser registrado no BIML, que é o responsável pelo envio de cópias aos países membros da OIML e pela publicação no Boletim OIML.


Comentários e sugestões: sac@cni.org.br
Copyright © 2001 - Confederação Nacional da Indústria