Glossário  
Links  
Perguntas Freqüentes  


Metrologia Científica e Industrial

A metrologia científica trata, fundamentalmente, dos padrões de medição internacionais e nacionais, dos instrumentos laboratoriais e das pesquisas e metodologias científicas relacionadas ao mais alto nível de qualidade metrológica.

Como desdobramento, estas ações alcançam os sistemas de medição das indústrias (metrologia industrial), responsáveis pelo controle dos processos produtivos e pela garantia da qualidade dos produtos finais.

O INMETRO, por intermédio da DIMCI - Diretoria de Metrologia Científica, tem a responsabilidade de manter as unidades fundamentais de medida, garantir a rastreabilidade aos padrões internacionais e disseminá-las, com seus múltiplos e submúltiplos, até as indústrias.

Desta forma, o INMETRO tem como principais objetivos:

  • intercomparar periodicamente os padrões nacionais aos internacionais;
  • estabelecer metodologias para a intercomparação nacional de padrões, instrumentos de medir e medidas materializadas;
  • calibrar padrões de referência dos laboratórios credenciados, rastreando-os aos padrões nacionais;
  • efetuar pesquisas visando à obtenção de medições mais exatas e melhor reprodução das unidades do Sistema Internacional;
  • descentralizar serviços metrológicos ao longo do país, credenciando laboratórios que tenham condições adequadas à realização de serviços metrológicos específicos, para faixas de valores e incerteza de medição estabelecidos.

Para conhecer os serviços prestados pelo INMETRO clique em Catálogo de Serviços de Calibração e Catálogo de Serviços de Ensaios.


Comentários e sugestões: sac@cni.org.br
Copyright © 2001 - Confederação Nacional da Indústria